Centro de Florianópolis: por que é um excelente lugar para morar?

Publicado em 04/08/2022
Centro de Florianópolis: por que é um excelente lugar para morar?

O principal motivo para que o Centro de Florianópolis seja a escolha de moradia de muitas pessoas da Capital é bem óbvio: você vai estar no centro de tudo! Morar perto da praia tem suas vantagens, mas ter fácil acesso a diferentes pontos da cidade garante muitos benefícios.

Mais do que ótima localização e praticidade, a região central proporciona opções culturais, feiras e comércio, além de muitas empresas e oferta de emprego.

Você já percebeu que morar no Centro de Florianópolis é uma excelente escolha, quer saber mais por quê? Então continue a leitura!

Como é morar no Centro de Florianópolis?

Estar na região central é desfrutar de um lugar cheio de pontos turísticos, atividades culturais e comerciais, opções de mercado e restaurantes. Além disso, também existem boas alternativas em relação à saúde e à educação.

Confira um pouco mais sobre cada vantagem de morar nessa localidade:

Localização

Apesar do nome, o Centro está localizado no oeste da ilha de Santa Catarina, entre o Morro da Cruz e o mar. É um bairro bastante movimentado e faz conexão entre a ilha e o continente. Seja por trabalho ou por outra necessidade, a ponte de acesso ao continente está logo ali, a entrada na ilha já se dá pelo Centro. 

Uma importante vantagem, é que a rotina fica mais fácil, com menos deslocamentos e mais tempo. É possível ir para o trabalho, ao banco, ao mercado, ou fazer compras sempre de forma rápida, poupando tempo e garantindo mais qualidade de vida. 

Com menos deslocamentos, dá até para curtir a paisagem, aproveitar melhor o caminho e ainda encontrar amigos.

O bairro é bastante movimentado e faz conexão entre a ilha e o continente

Transporte

Apesar de ter praticamente tudo perto, um dos principais atrativos da ilha não está no centro: as praias. Mas calma, a boa notícia é que o TICEN, terminal integrado de ônibus, fica na região e tem opções de transporte para qualquer lugar da ilha e até mesmo do continente e cidades vizinhas.

História e cultura

A capital catarinense foi fundada exatamente nesse bairro, foi nele que surgiu a primeira construção da cidade, a Catedral de Florianópolis. Em frente à Catedral, está outro ponto histórico muito visitado por moradores e turistas: a Praça XV de Novembro, lar da famosa e centenária figueira. 

Outros dois locais do Centro de Florianópolis que são verdadeiros cartões-postais, repletos de história e atrativos, são o Mercado Público, construído em 1898, que conta com opções gastronômicas, e a ponte Hercílio Luz, inaugurada em 1926 e reaberta recentemente.

Além de tudo isso, ainda há opções para apreciar boa música, museus, galerias e locais para conhecer o trabalho de artistas locais. Atrações não faltam!

Lazer para todas as idades

Se engana quem pensa que o lazer no Centro de Florianópolis é restrito ao público universitário. Esse bairro tem opções de lazer para todos, seja qual for a idade, seja para famílias ou alguém solteiro, para quem prefere festa ou programas mais tranquilos.

Além do Mercado Público, que já mencionamos, com lojinhas, restaurantes e feiras de peixes e frutos do mar, no bairro você ainda pode contar com o Beiramar Shopping, bares, casas noturnas e a famosa Beira-Mar Norte, ótima para quem curte praticar atividades físicas ao ar livre ou apreciar uma das vistas mais bonitas da cidade.

Saúde e educação

Esse é um fator bem importante para quem tem filhos e, no Centro de Florianópolis, é possível contar com uma variedade de creches e escolas, seja para quem tem condições de bancar uma educação particular ou para quem prefere o ensino público.

Além disso, você estará bem próximo de algumas unidades de instituições de ensino superior, como a Unisul, a Faculdade Cesusc, a Uninter, a Unip e o IFSC. 

No quesito saúde, a região também não deixa a desejar, contando com hospitais com emergência 24h, postos de saúde, farmácias e dentistas.

E aí, ficou apaixonado pelo Centro de Florianópolis? Você deve ter percebido que o bairro tem características marcantes e muitos benefícios presentes na ilha. E você pode estar perto de tudo isso, já que a região é uma boa opção de moradia, seja para famílias ou para quem vive sozinho ou divide apartamento com amigos.

Mas se você ainda está procurando moradia, conte com uma imobiliária de confiança. Nós, da Solare Imóveis, temos opções de moradia excelentes no Centro e outros bairros próximos. Acesse nossa página principal e saiba mais.