Imóvel na praia: cuidados especiais

Publicado em 22/07/2022
Imóvel na praia: cuidados especiais

Ter um imóvel na praia é o sonho de muita gente, afinal, quem não gosta de curtir um fim de semana perto do mar? Ainda mais quando já se você tem um cantinho, com a sua cara e do seu jeito.

Mas manter um apartamento ou casa no litoral, requer alguns cuidados, principalmente por conta da maresia, que pode danificar a estrutura da residência, pois causa oxidação e deterioração de diferentes objetos. 

Com as devidas precauções, é possível manter o local em perfeitas condições para aproveitar os dias de verão. Nós, da Solare Imóveis, preparamos algumas dicas para manter os cuidados com um imóvel na praia. Continue a leitura!

Cuidados com o imóvel na praia 

Para que você não tenha “dores de cabeça” com seu imóvel na praia, são necessárias algumas precauções com a maresia, umidade, limpeza e até mesmo na escolha dos móveis certos. Confira os principais cuidados: 

Cuidado com a maresia e umidade

A maresia e umidade são alguns dos maiores problemas na conservação de um imóvel no litoral. A maioria das pessoas que tem apartamentos ou casas nessa região, são para veraneios. Por isso, o imóvel acaba ficando fechado por longos períodos.

Para amenizar o problema e evitar a formação de mofo, se você não pode estar no local com frequência, o ideal é ter alguém de confiança ou contratar um profissional para fazer a limpeza regularmente. Oriente para que essa pessoa abra as janelas e portas para deixar o ar circular e manter os cômodos arejados.

Você pode optar por armários e guarda-roupas sem porta ou não deixá-los totalmente fechados. A luz natural e a ventilação são aliadas contra a formação de mofo e bolor, que aparecem com frequência em roupas e utensílios guardados em locais úmidos ou expostos à maresia.

Aproveite o sol

Quando você estiver no imóvel na praia, aproveite os dias ensolarados para colocar vários itens da casa para pegar sol. Colchões, toalhas, roupas e lençóis que ficam um longo período sem contato com luz natural, podem criar mofo e bolor, além de acumular ácaros. A radiação solar é ótima para acabar com eles ou evitar a sua proliferação.

Dê atenção à caixa d’água

Limpar regularmente a caixa d’água é muito importante para a higiene  e principalmente  a saúde de toda família. Água parada sofre perda de cloro e pode ser contaminada por insetos e bactérias.

Uma dica valiosa é, sempre que chegar no local, deixar escorrer um pouco de água para limpar os canos. Além disso, a cada seis meses, deve ser feita uma limpeza completa na caixa. 

Mantenha a piscina limpa

Muitos imóveis no litoral  possuem uma piscina, e elas devem ter alguns cuidados para evitar a proliferação de doenças ou micoses. Sendo assim, quando chegar no litoral para aproveitar as férias, antes de cair na piscina, providencie uma boa limpeza!

Escolha os móveis certos

Nos ambientes praianos, móveis e utensílios feitos em ferro devem ser evitados. O material oxida com muita facilidade em razão da maresia. Já os eletrodomésticos, prefira os de aço inox. Móveis de madeira são uma boa opção para casas no litoral.

Mas a melhor escolha são os de MDF, pois são resistentes à umidade e fáceis de limpar. Móveis em vidro também devem ser evitados, por causa da maresia e do vento com partículas de areia, o vidro pode ficar com aspecto de embaçado ou de sujo com frequência.

É importante prestar atenção também nos estofados, com a umidade presente no ar, eles são muito prejudicados. Você pode utilizar uma capa protetora. O ideal é que a capa possa ser retirada e lavada para eliminar o mofo ou os odores da casa fechada.

Procure um imóvel na praia bem localizado 

A localização do apartamento ou casa no litoral também faz toda a diferença. Cheque antes se o espaço possui muita umidade ou está propenso à formação de mofos e fungos.

Preste atenção na orientação solar. Imóveis na posição solar Norte são privilegiados, pois são os que mais recebem sol, condição que garante conforto térmico aos cômodos e ainda evita a formação de mofo.

Você pode procurar uma imobiliária de confiança, como a Solare Imóveis, que vai saber te orientar sobre os melhores locais para investir em um imóvel.

Ter um imóvel na praia é tudo de bom, não é mesmo? Mas exige algumas precauções para mantê-lo em bom estado. Seguindo essas orientações, fica mais fácil manter um espaço livre de grandes problemas e curtir as férias da melhor forma.

Gostou das dicas? Acompanhe mais conteúdos como esse no blog e siga nossas redes sociais