Pintura de apartamento: como escolher as cores

Publicado em 27/07/2022
Pintura de apartamento: como escolher as cores

Quando construímos ou reformamos um imóvel, uma das etapas mais importantes é definir as cores do espaço. Mas a pintura de apartamento também pode ser um desafio, pois ela influencia na decoração, astral e até mesmo nas energias do local. Além disso, nem todo mundo tem os mesmos gostos, e uma cor que agrada um pode não ser do agrado de outro.

Sendo assim, o melhor caminho é tentar entender quais cores combinam com o local, e tentar entrar em um consenso. Para isso, o ideal é conhecer quais critérios podem ser levados em consideração quando vamos decidir entre esta ou aquela cor.

Para te ajudar nessa tarefa, nós, da Solare Imóveis, preparamos esse artigo sobre pintura de apartamento, com algumas dicas para facilitar a escolha. Continue a leitura!

Cores quentes ou cores frias?

Antes de qualquer coisa, conheça quais são as cores quentes e frias. As “quentes” são todos os tons de vermelho, laranja e amarelo; e as “frias” todos os tons de azul, verde e violeta. Assim fica mais fácil entender o papel de cada uma no processo chamado de psicodinâmica das cores.

As cores quentes dão a sensação de alegria, descontração, agitação, porém, em excesso, trazem ansiedade. Já os tons frios proporcionam um clima de tranquilidade, calma, relaxamento e esperança. Mas se aplicados com exagero, podem prejudicar pessoas com quadro de tristeza ou depressão.

Sendo assim, cada cômodo da residência deve ser pintado de acordo com sua finalidade. Por isso, são preferíveis tons azuis ou verdes para os quartos e laranja claro ou areia para sala e cozinha, por exemplo.

O que levar em conta para definir a pintura de apartamento?

Como vimos, as cores para a pintura de apartamento podem influenciar até nossos sentimentos, provocando diferentes emoções. Elas podem interferir até mesmo na qualidade do nosso sono e na concentração.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre cores, confira algumas dicas para definir a pintura do imóvel:

Iluminação e decoração

O primeiro passo é avaliar a iluminação do apartamento. Observe se as janelas são amplas e como é a entrada de luz. Se o local for bem iluminado, pode ser pintado com tonalidades claras, mas não necessariamente branco ou gelo, podendo optar por amarelo ou laranja. 

Já para os quartos, prefira verdes ou tons azuis. Tons em rosé ou violeta ficam bem para as salas de jantar. Mas, antes de “bater o martelo”, confira se essas cores vão combinar com a decoração

Se você é daqueles que gostam de combinar as cores dos móveis com as paredes, prefira tons sobre tons. Mas nada impede de apostar nos contrastes. Tudo vai depender do seu gosto!

Espaço interno

Tons mais claros transmitem a ideia de que o espaço é maior. Por outro lado, os mais escuros dão a sensação de que o ambiente é menor. Portanto, se o seu imóvel é pequeno, as cores claras trarão a ideia de amplitude.

Mas lembre-se: cores escuras transmitem mais elegância e, em alguns tons, criam um clima aconchegante.

Estilo de vida

Por fim, e não menos importante, leve em conta o seu estilo de vida. Pense se as cores que quer utilizar na pintura de apartamento combinam com você. Tudo depende também do seu gosto, mas esteja ciente de que as tonalidades influenciam até seus comportamentos.

Atemporalidade

É possível deixar a casa sempre com uma aparência atual, apostando em acabamentos atemporais. Para isso, a dica é priorizar as cores neutras e sóbrias, pois costumam estar presentes em todos os estilos de decoração.

Branco, bege, cinza, marrom e preto caem bem em diferentes projetos, dos clássicos aos contemporâneos. Uma vantagem dessas tonalidades está na facilidade para combinar com as estampas e texturas de outros elementos como a mobília e os acessórios, como quadros, vasos de plantas, esculturas e bibelôs.

Ao definir a pintura de apartamento, podem ser obtidos diversos efeitos, a partir da mistura de tons, sejam puros ou na forma de estampas. O importante é que o resultado seja um ambiente agradável e que reflita o estilo de vida dos moradores.

Seguindo essas dicas, vai ser mais fácil escolher as cores para pintar o seu apartamento ou casa. Quer continuar acessando conteúdos como esse? Continue lendo nosso blog e siga nossas redes sociais.