ATENÇÃO: Estamos passando por uma breve manuntenção e, por isso, alguns imóveis podem estar indisponíveis e sem visualização. Recomendados tentar acessar novamente mais tarde.
Encontre um imóvel Anuncie seu imóvel
17 de dezembro

O que você deve saber antes de comprar um imóvel usado

O sonho da casa própria pode ser realizado de diferentes formas, sendo uma delas ao comprar um imóvel usado. A aquisição de um imóvel novo é, para algumas pessoas, inviável, já que isto implica em um investimento maior. Porém, comprar um imóvel usado não significa algo negativo.

Além de ser um investimento menor, há diversos motivos para escolher comprar um imóvel já usado por outros moradores. No mercado imobiliário, há imóveis de todos os tipos, que, com certeza, irão te agradar. Porém, ao escolher este tipo de propriedade, é preciso estar atento a alguns pontos.

Neste texto, a Solare Imóveis separou tudo o que você precisa saber antes de comprar o seu imóvel usado. Para escolher o imóvel ideal para você, que atenda todas as suas necessidades e o melhor, encaixe no seu orçamento, basta continuar a leitura!

4 dicas para comprar um imóvel usado

1. Verifique o estado de conservação do imóvel

A nossa primeira dica e a primeira coisa que você deve fazer ainda no período de visitação, é analisar o estado de conservação do imóvel. Ao definir qual tipo de imóvel é o ideal para você e sua família, a busca se afunila, ficando assim, mais fácil de encontrar a casa ou apartamento que você quer morar. Após isso, as visitas serão constantes.

Logo na primeira vez dentro do imóvel, analise todos os seus detalhes. Além de características marcantes do local, como a pintura das paredes e o revestimento do chão, analise os acabamentos. Aqui, tudo é importante, desde as maçanetas até as janelas.

Apesar de o imóvel ser usado, isto não significa que ele é velho. Afinal, ele pode ter tido apenas um dono, por pouco tempo, por exemplo. O importante é se atentar a cada detalhe para não ter surpresas desagradáveis no futuro.

2. Exija a documentação do imóvel

A burocracia é uma das partes mais complicadas quando falamos em comprar um imóvel usado. Apesar da complicação, ela é importante para garantir a segurança de todos os envolvidos no processo. Quando falamos de imóveis que já tiveram outro dono, ter todos os documentos do imóvel é ainda mais importante.

Para a troca de donos é preciso de diversos documentos, e não apenas o contrato, como muitos pensam. Alguns documentos necessários para verificar a legitimidade do imóvel e também do vendedor. Entre eles estão a certidão negativa de ônus e a matrícula atualizada do imóvel. Dessa forma, você tem a certeza de quem está negociando o local é realmente o proprietário dele.

Aqui, precisamos alertar sobre os riscos de comprar diretamente com o proprietário. Existem diversos casos de pessoas que vendem imóveis irregulares na justiça, com isso, você corre o risco de comprar um imóvel usado de forma irregular.

3. Considere a forma de pagamento

Comprar um imóvel, usado ou não, é sempre um grande investimento. Por isso, analise e considere todas as formas de pagamento existentes. A modalidade mais escolhida para adquirir um imóvel é o financiamento. Ele funciona, basicamente, como uma espécie de empréstimo, onde um banco dá ao vendedor o valor total da compra. Este valor deve ser devolvido à instituição financeira, pago em parcelas pelo comprador do imóvel.

É possível também adquirir um imóvel à vista, o que exige muito planejamento. Apesar da complicação de investir o valor total em um imóvel de uma vez, esta modalidade permite maior poder de negociação.

Outra forma de comprar um imóvel usado é utilizando o consórcio de imóveis. Ele funciona da seguinte maneira: os participantes de um determinado grupo de pessoas pagam parcelas que formam um fundo comum, para comprar uma casa ou apartamento.

4. Tenha ajuda de uma imobiliária

Comprar um imóvel é, por si só, uma tarefa desafiante. Analisar cada detalhe da propriedade e verificar a conformidade de todos os documentos do imóvel e também do vendedor são apenas algumas das suas obrigações. Com isso, a nossa última dica é buscar auxílio de uma imobiliária.

A principal atribuição de toda imobiliária é que o seu direito seja devidamente garantido, com toda a segurança possível. Além disso, uma imobiliária apresenta os imóveis ideais para você, sempre buscando suprir as suas necessidades. Após encontrar o imóvel que você está buscando, te auxilia na parte burocrática e judiciária que envolve a compra de um imóvel usado.


E aí, gostou das nossas dicas? Se precisar comprar um imóvel usado, a Solare pode te ajudar. Para receber conteúdos interessantes e informativos como este, siga-nos no Facebook e Instagram!

Receba em seu e-mail
nossas melhores novidades

    2022 © Solare Imóveis - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido e otimizado por WEBi