Encontre um imóvelAnuncie seu imóvel
24 de novembro

Jardim vertical: conheça essa tendência

As plantas já se estabeleceram como um elemento decorativo, e com cada vez mais pessoas aderindo a elas, surgem novas formas de utilizá-las na decoração. Trazendo uma nova tendência, o jardim vertical reúne beleza e praticidade para tornar todos os espaços agradáveis.

Também conhecido como ‘’parede verde’’, ou até mesmo jardim suspenso, essa tendência do design de interiores traz natureza a todos ambientes. Neste texto a Solare Imóveis vai te apresentar o conceito de jardim vertical, as suas vantagens e como ter um em casa!

Boa leitura!

O que é jardim vertical?

O jardim vertical é uma estrutura montada em paredes contendo diversos tipos de plantas. Dessa forma, as plantas são colocadas, e cultivadas, em qualquer parede, podendo ser um conjunto de vasos ou um painel completo. Para isso, é preciso que o espaço seja favorável ao crescimento das plantas e possua um sistema automático de irrigação para mantê-las vivas.

As plantas utilizadas na parede verde não precisam ser da mesma espécie ou cor, e não necessariamente precisam cobrir toda uma parede. Elas podem ser de um tamanho de um quadro, por exemplo, conhecido como quadro vivo.

Quais são os tipos de jardim vertical?

Existem diferentes tipos de jardins verticais, que não se diferem no seu tamanho, como no exemplo que citamos agora há pouco, o quadro vivo. A diferença aqui está no tipo de planta utilizada para compor o jardim suspenso.

O jardim do tipo natural, como seu nome sugere, é composto por plantas naturais, de diferentes espécies ou não. Por serem plantas de verdade, necessitam de incidência solar para se desenvolverem e devem ser colocadas em locais que permitam isto. O que não necessariamente significa que ela só deve estar ao ar livre, como no quintal.

O jardim preservado soluciona o problema anterior, e pode sim ser posto em lugares fechados, sem constante incidência de luz. As plantas do jardim preservado passam por um tratamento que conserva suas folhas e textura.

O jardim vertical de musgo moss é feito de forma artesanal e possui um formato redondo e é multidimensional. Ideal para quem não quer se preocupar com a manutenção do jardim.

Por último, o jardim artificial imita a textura, formas e movimento de plantas naturais. Normalmente produzidos com seda fina e poliéster, também dispensam manutenção.

Quais são suas vantagens?

1. Combatem ilhas de calor

Os jardins verticais auxiliam em um processo ambiental comum em grandes cidades, as ilhas de calor. Trazer um pouco mais de verde para as cidades, contribuem para a diminuição das temperaturas.

Além disso, permitem trazer mais frescor para dentro de casa, se o local escolhido para a instalação do jardim for à sala ou cozinha, por exemplo.

2. Melhoram a qualidade do ar

Para quem sofre de problemas respiratórios, ter plantas em casa ajuda e muito! Mesmo quem não tem problemas respiratórios, não há nada melhor do que respirar um ar puro, não é mesmo? E com um jardim vertical em casa isto é potencializado.

As plantas limpam o ar, retirando os poluentes e poeiras que vêm do lado de fora. Este processo também auxilia na redução dos índices de carbono no local.

3. Auxiliam no isolamento acústico

Você sabia que plantas são um isolante acústico natural? Elas servem como uma barreira para o som e dependendo da sua posição na casa, podem diminuir significamente os ruídos externos.

Aliás, existem plantas que funcionam melhor como isolamento acústico do que outras. As suculentas, por exemplo, absorvem o som, diminuindo os ruídos que vêm de fora.

4. Plantas reduzem o estresse

Ter plantas em casa é, no geral, ótimo para melhorar o nosso humor! Inclusive existem plantas específicas para melhorar cada aspecto do nosso dia. Por exemplo, a hortelã diminui o estresse, a camomila alivia a ansiedade, a gérbera acalma o corpo, entre outros.

5. Aproveitamento de espaço

Para quem mora em apartamentos, o jardim vertical é ideal para aproveitar os espaços do local. Além disso, para quem não possui um jardim no quintal, é uma ótima opção para ter um espaço verde dentro de casa.

Como ter um em casa?

Gostou do conceito de um jardim vertical e quer tem um em casa? É mais fácil do que parece. Primeiro é preciso decidir o espaço que abrigará o jardim, seja uma parede completa ou apenas uma fração dela.

Após isso, é necessária a instalação de irrigação automática, para ambientes internos, ou aspersor para jardins. Depois, é só escolher as plantas, ou melhor, o tipo de jardim vertical que você deseja.

E aí, gostou de conhecer mais sobre o jardim vertical? Caso queira receber mais conteúdos interessantes, confira o nosso Facebook e Instagram!

Receba em seu e-mail
nossas melhores novidades

    2021 © Solare Imóveis - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido e otimizado por WEBi