Encontre um imóvel Anuncie seu imóvel
13 de maio

Morar em Florianópolis: por que é um dos melhores lugares para viver

Florianópolis é o destino escolhido por muitas pessoas para morar. O motivo? Além de ser internacionalmente reconhecida pelas lindas praias e paisagens naturais, a cidade conta com diversas opções de lazer, entretenimento e cultura. Morar em Florianópolis também é sinônimo de qualidade de vida e mais segurança.

A capital do estado de Santa Catarina apresenta ótima infraestrutura turística, comércio muito movimentado e também um rico passado histórico.

Além disso, Florianópolis é a escolha perfeita para a família. Uma pesquisa da consultoria Delta Economics Finance mostra que a capital catarinense é a melhor cidade para criar filhos no Brasil. O resultado, que analisou as cidades com mais de 260 mil habitantes, foi impulsionado, principalmente, pelos bons índices educacionais. 

Está pensando em morar em Florianópolis? Então este texto é para você! 

Por que morar em Florianópolis?

Quando falamos em Floripa, como é carinhosamente conhecida a cidade, logo lembramos das praias paradisíacas. Mas, esse não é o único atrativo que a cidade tem a oferecer. Alta qualidade de vida, segurança, oportunidade de trabalho, cultura e lazer estão entre outros motivos para morar em Florianópolis. Confira 5 razões para investir na cidade:

Clima agradável

O clima subtropical úmido faz com que as chuvas sejam bem distribuídas ao longo do ano e as variações de temperatura não sejam tão bruscas. A brisa da praia, que pode ser sentida em diferentes bairros na cidade, é uma das sensações boas que o clima provoca nos moradores.

Além do mais, as estações são bem distintas, no verão é possível aproveitar muito a praia e, no inverno, dá para curtir os lugares aconchegantes de Floripa.

Oportunidades de trabalho

Tanto na Ilha como no Continente existem ótimas oportunidades de trabalho. Florianópolis, inclusive, é considerada o Vale do Silício brasileiro, já que tem mais de 900 empresas e startups do setor tecnológico.

Mas, não é apenas na área de tecnologia que é possível encontrar oportunidades de emprego na cidade. Vale lembrar que Florianópolis é um polo turístico, o que gera muitas vagas para o comércio, turismo e serviços de atendimento ao público.

Qualidade de vida

Como já mencionamos aqui, Floripa é sinônimo de qualidade de vida. A cidade tem o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais alto entre as capitais, com 0,847, segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil. O número calculado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) da ONU (Organização das Nações Unidas) leva em conta longevidade, educação e renda.

A capital também é a melhor cidade para se viver depois dos 60 anos em Santa Catarina, segundo o IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade) de 2020. No ranking nacional, é a quinta melhor cidade para se viver, entre os 300 maiores municípios do Brasil analisados pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon. Dos 50 indicadores da pesquisa, Florianópolis se destaca nas variáveis bem-estar, estudo e trabalho.

Segurança em alta 

Além da ótima qualidade de vida, morar em Florianópolis ainda garante mais tranquilidade, já que a cidade tem um dos menores índices de violência do país. Apesar de ser uma capital com um grande crescimento populacional, a cidade é tranquila e segura para se viver.

Gastronomia

Na cidade, existem inúmeros bares e restaurantes que oferecem uma culinária deliciosa à base de frutos do mar, além de cozinha japonesa, italiana, mexicana e o que mais você imaginar. 

Em 2015, Floripa entrou para a Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO, sendo a primeira brasileira a estar na categoria gastronômica.

Além da Ilha, o Continente é um grande polo gastronômico, com excelentes estabelecimentos, onde é possível degustar peixes, ostras frescas, pratos à base de camarão, comida contemporânea, hambúrguer gourmet e culinária oriental. 

Portanto, se você valoriza uma boa gastronomia perto de casa, não terá dificuldade de encontrar um imóvel em ambas as partes da cidade. 

Vida cultural

É na Ilha que ocorrem a maioria dos eventos culturais, pois os principais teatros da cidade estão nessa região: o Teatro do CIC, o Teatro Pedro Ivo e o Teatro Álvaro de Carvalho. 

Além disso, a maior parte dos shows nacionais e internacionais que chegam à cidade ocorrem lá. Então, se você prioriza uma boa programação cultural perto de casa, já sabe que essa é a região ideal para morar em Florianópolis.

Contato com a natureza

Quem morar em Florianópolis,  tanto no Continente como na Ilha, terá contato intenso com a natureza. Os moradores da Ilha têm muita facilidade para frequentar belas praias e praticar esportes, como surfe, kitesurf, mergulho e trilhas. Também é possível morar em bairros com belos parques como Itacorubi, Córrego Grande, entre outros.

Já no Continente, é possível aproveitar momentos agradáveis na Avenida Beira-Mar Continental, que oferece uma vista deslumbrante da Ilha, e no Parque dos Coqueiros, um local bonito e bem iluminado, com pista de ciclismo e parque infantil, ideal para um passeio com toda a família. 

Na região também está localizada a Praia do Itaguaçu, que, apesar de não ser utilizada para banho, oferece uma vista maravilhosa para quem reside nas proximidades.

Agora que você já sabe todos os pontos positivos de morar em Florianópolis e já está considerando a cidade como opção, o próximo passo é procurar uma boa moradia. Fale com os nossos consultores para conhecer mais as opções de imóveis na região.

Receba em seu e-mail
nossas melhores novidades

    2022 © Solare Imóveis - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido e otimizado por WEBi