Encontre um imóvel Anuncie seu imóvel
18 de março

Comprar um imóvel: como escolher o ideal para você?

Comprar um imóvel é sem dúvida um dos objetivos que está no topo da lista da grande maioria dos brasileiros. E não é para menos, a aquisição de um imóvel é vista por muitos como uma garantia de estabilidade de vida, neutralizando a necessidade de continuar pagando aluguel.

Além do fator estabilidade, o investimento feito ao comprar um imóvel representa uma economia expressiva a longo prazo, já que o próprio pagamento de aluguel deixará de ser uma preocupação — sem falar nos constantes “reajustes” que são feitos em alguns casos.

E chegando ao âmago da questão, ter a sua casa própria é uma conquista em direção a sua própria liberdade. A possibilidade de deixar o seu lar do jeito mais aconchegante possível, com a sua própria identidade, não tem preço. Mas isso não quer dizer que seja fácil…

Foi pensando nessa dor das pessoas que buscam comprar um imóvel ideal que nós, da Solare Imóveis, preparamos o presente texto, listando alguns dos principais aspectos que influenciam a maioria dos compradores do mercado imobiliário, desde análise da região até o planejamento financeiro.

Se interessou pelo tema? Então acompanhe conosco!

Boa leitura!

Análise prévia: é a hora certa de comprar um imóvel?

Um dos principais receios que mantém muitos brasileiros pagando aluguel ao invés de investir em um imóvel próprio é a incerteza de se é ou não o momento certo para fazer um investimento como este. 

Embora preocupações como essa sejam absolutamente compreensíveis, é importantíssimo que as pessoas levem a sério a ideia de comprar um imóvel e tenham a sensibilidade analítica para constatar, objetivamente, se existem condições materiais para que a aquisição imobiliária seja feita.

Nesse sentido, recomendamos que aqueles que desejam conquistar o sonho da casa própria entrem em contato com seus gerentes de banco, a fim de explorar as possibilidades de financiamento oferecidas pela instituição, bem como uma análise de crédito.

Ainda na questão financeira, é imprescindível que seja feito um cálculo orçamentário da renda mensal, buscando balancear o caixa e definir se as prestações do financiamento cabem ou não no orçamento do comprador.

Leve em conta também perspectivas de futuro em outros componentes da sua vida pessoal e profissional, como a sua perspectiva salarial e de carreira, possível crescimento no número de integrantes da família, mudança para outros estados, etc. 

Cada um desses fatores pode fomentar as circunstâncias que facilitem ou impeçam a compra do seu imóvel ideal, e estar atento a esta linha tênue é vital para a compra do imóvel ideal.

Escolhendo o imóvel ideal: que tipo e onde?

Com um panorama geral estabelecido, fica muito mais tranquilo passar para a parte mais animadora: a procura pelos imóveis. Mas antes mesmo de fazer uma lista de quais propriedades serão visitadas, é necessário ter clareza de onde cada uma está localizada e o que você busca em um lar.

Assim, é interessante filtrar os imóveis visitados com base em qual bairro eles estão localizados, naturalmente dando preferência a bairros seguros, com boa infraestrutura, bem localizados, próximos ao trabalho, a faculdade, a escola dos filhos, entre outros aspectos que permitirão uma rotina mais dinâmica.

Outro afunilamento que pode ser feito é optar por um tipo de imóvel que seja mais interessante para você e sua família, com base nas necessidades e desejos de todos. Um imóvel com três quartos, por exemplo, é ideal para adolescentes, que se beneficiam da privacidade de um cômodo todo seu.

Se você integra uma família grande, ou tem animais grandes ou numerosos, é interessante que casas com um espaço amplo, com jardins e gramados, estejam no topo da sua lista.

Por outro lado, a compra de um apartamento pode ser mais interessante, em especial de uma perspectiva de segurança, visto que existem inúmeros condomínios que contratam empresas especializadas no ramo.

Atenha-se a documentação do imóvel

A burocracia sempre nos encontra em algum momento, e no caso da averiguação das documentações do imóvel, ela se faz absolutamente necessária para garantir a procedência do estado da propriedade em si, desde a negativa de dívidas até a sua integridade estrutural.

Assim, jamais faça negócio com um vendedor que se recuse a apresentar documentos como a escritura do imóvel ou negativa de IPTU, por exemplo. 

Do contrário, o sonho da casa própria pode virar um pesadelo, havendo a possibilidade de você adquirir inúmeras dívidas e ver seu planejamento financeiro ir por água abaixo.

De forma geral, ater-se ao seu planejamento financeiro e as necessidades e desejos de quem vive com você são as chaves para comprar um imóvel dos seus sonhos.
Gostou do conteúdo? Quer ler mais textos como esse? Então não deixe de acessar o blog da Solare e seguir nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Receba em seu e-mail
nossas melhores novidades

    2022 © Solare Imóveis - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido e otimizado por WEBi