Encontre um imóvel Anuncie seu imóvel
18 de fevereiro

Morar no Córrego Grande: como é e quais as vantagens

Existem poucos bairros na Grande Florianópolis tão cobiçados quanto o Córrego Grande, e os motivos para esse desejo são diversos. Residentes antigos do bairro relatam que morar no Córrego Grande foi (e continua sendo) uma das mais sábias decisões que tomaram ao longo de suas vidas.

E é plenamente compreensível, pois analisando o bairro de uma perspectiva panorâmica e holística, fica claro que a sua infraestrutura residencial, comercial e de lazer é absolutamente completa e autossuficiente — ou seja, aqueles que escolherem morar no Córrego Grande terão todas as suas necessidades satisfeitas pelo planejamento do bairro como um todo, independente se buscam comprar uma casa ou um apartamento.

Mas será esse o fim dos benefícios em morar no Córrego Grande? Como é o dia-a-dia de seus moradores? Bem, se quiser as respostas para essas perguntas, acompanhe a seguir o texto que nós da Solare Imóveis preparamos para você!

Boa leitura!

Uma breve história do Córrego Grande

O Córrego Grande e seus bairros vizinhos compartilham de origens humildes e intimamente conectadas, começando como regiões que abrigavam pequenas comunidades açorianas que se distanciaram do grande centro da capital — que na época estava em um candente processo de urbanização e crescimento da densidade populacional.

Em função da ausência de estradas que oferecessem acesso direto e rápido aos centros comerciais, como o Mercado Público, os moradores instituíram um modelo de freguesias, as quais operam como conjuntos de chácaras voltadas para a agricultura e pecuária comunitária e sedimentaram um legado de autossuficiência do bairro que continua até os dias de hoje.

A partir da década de 1960, com a construção e inauguração da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), deu-se início a um processo de desenvolvimento expressivo nos bairros próximos ao campus universitário, em especial o Pantanal, Carvoeira, Saco Grande, Itacorubi e claro, o Córrego Grande.

Mas embora essa rápida urbanização seja positiva em alguns aspectos, como a oferta de uma ampla gama de opções imobiliárias (tanto imóveis antigos quanto modernos) e de serviço, a ecologia local sofreu muito ao longo dos anos com as perdas de áreas verdes e redução da afluência dos rios.

Independente disto, o bairro como existe hoje é sem dúvida uma das principais referências de Florianópolis nos quesitos de lazer, conforto e qualidade de vida, o que o torna um dos mais disputados do mercado imobiliário local.

3 vantagens de morar no Córrego Grande

Entrando agora no estado atual do bairro, apontaremos abaixo as principais vantagens de morar no Córrego Grande e como elas se manifestam objetivamente na rotina dos moradores locais. Confira:

1) Excelente locomoção

Encontrar um bairro que receba uma boa circulação da frota de ônibus de Florianópolis é um desafio e tanto, como a maioria dos manezinhos podem atestar. Isso se dá em decorrência da baixa oferta de números de veículos, poucos horários de circulação e os desafios enfrentados pelo mal planejamento urbano da cidade.

Mas o Córrego Grande é uma exceção. O bairro conta com uma circulação mais frequente de ônibus, tanto da frota executiva quanto da convencional, o que aliado a proximidade à Rodovia SC-401 resulta em uma facilidade de trânsito surpreendente.

Esta característica do bairro é particularmente interessante para usuários frequentes ou dependentes do transporte público, que passam a não terem que se preocupar com horários de ônibus.

2) Abundância de pontos de comércio e serviços

Como um componente vital da já mencionada autossuficiência do bairro, temos a abundância de pontos de comércio como um dos principais atrativos do bairro, que ao longo da avenida principal do Córrego Grande, a Av. João Pio Duarte Silva, oferecem serviços que vão desde farmácias, mercados e hortifrutis até academias, bares e os cobiçados restaurantes locais.

Além disso, a presença da UFSC complementa diretamente as pequenas lacunas de serviços existentes no bairro, já que a existência do HU (Hospital Universitário) cumpre a demanda por um atendimento público e de qualidade nas redondezas.

3) Lazer para todos

Quando o assunto é lazer, o Parque Ecológico do Córrego Grande é uma verdadeira referência não só dentro do bairro, mas para Florianópolis como um todo. 

Sendo ele uma das mais amplas, variadas e bem equipadas áreas de lazer da capital, o Horto Florestal, como também é chamado, recebe de 500 a 800 visitantes por dia, em sua maioria famílias que vêm para realizar piqueniques, aproveitar o parquinho com a criançada, apreciar a vida silvestre e ter um maior contato com a natureza ou ainda travar uma partida amistosa de vôlei ou futebol.

Mas se o calor estiver particularmente impiedoso, a Cachoeira do Poção é sempre uma excelente escolha para se refrescar, podendo ser acessada através de uma curta trilha na região sul do bairro. 

Esses são só alguns exemplos das oportunidades de lazer que existem para quem decide morar no Córrego Grande, mas já são extremamente cativantes, não é mesmo? Afinal, não é todo mundo que pode dizer que tem um parque ecológico ou uma cachoeira no seu quintal.

Curtiu as vantagens de morar no Córrego Grande? Ficou com vontade de conhecer os imóveis disponíveis no bairro? Então não deixe de conferir a nossa lista de imóveis e seguir a Solare nos nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn para ficar por dentro de todas as novidades!

Receba em seu e-mail
nossas melhores novidades

    2022 © Solare Imóveis - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido e otimizado por WEBi