Encontre um imóvelAnuncie seu imóvel
06 de dezembro

Como calcular o valor de um imóvel para venda?

Somente quem já vendeu um imóvel sabe das obrigações envolvidas no processo, sendo uma delas, essencial para evitar prejuízos: calcular o valor de um imóvel com precisão. Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre este processo, o que é natural para quem nunca lidou com isto. Porém, é importante atentar-se a ele.

Seja uma casa ou apartamento, é importante entender o que você precisa considerar para estabelecer um valor justo para todas as partes. Neste texto, a Solare Imóveis separou as principais dicas para você, de uma vez por todas, aprender a calcular o valor de um imóvel para venda. Confira!

5 dicas para calcular o valor de um imóvel para venda

1. Utilize o valor venal

O valor venal de um imóvel é um valor de um bem estipulado pelo Poder Público. A definição deste valor pode variar entre as cidades, mas costuma seguir um padrão. A fórmula base utilizada pelas prefeituras para calcular o valor venal considera a área do terreno ou edificação. Além disso, considera o valor unitário do padrão residencial, a idade e localização do imóvel e características próprias dele.

Este valor é importante por servir de base para definir o valor dos impostos cobrados pelo imóvel. Para saber qual é o valor venal do seu imóvel, saiba se a prefeitura da sua cidade disponibiliza a informação online, basta apenas ter em mãos o número do seu IPTU.

É importante lembrar que este valor não necessariamente deve ser o mesmo cobrado pela venda do seu imóvel! Ele é apenas um valor estimado por órgãos governamentais, utilizado para outros fins.

2. Cálculo pelo metro quadrado

Outra possibilidade de calcular o valor de um imóvel para sua venda, é utilizando o valor do seu metro quadrado. Para isto, o método da comparação é essencial. Faça uma pesquisa sobre os preços do imóvel da região, que possuem uma metragem parecida com a do seu.

Dessa forma, basta saber a metragem do seu imóvel e escolher outro da região com características semelhantes e realizar um simples cálculo. Por exemplo, um imóvel que custa R$300 mil e possui 120 metros quadrados, tem seu valor por metro quadrado de R$2.500.

3. Considere a localização do imóvel

Você sabia que a localização de um imóvel pode determinar até 25% do seu valor? Este dado mostra a importância de considerar a localização na hora de calcular o valor de um imóvel para a venda.

Isto acontece pelo fator da valorização, que determina o valor de um imóvel baseado nas boas características da sua localização. Um imóvel perto de centros comerciais, escolas, bancos e universidades tem valor mais alto quando comparamos a locais mais afastados. Afinal, quem não quer morar perto de tudo que precisa?

Outro fator que torna um imóvel bem localizado, é ter fácil acesso a ele, com linhas de transporte público e ruas pavimentadas. Portanto, se o seu imóvel estiver numa região de alta procura, ele automaticamente já pode ter um valor maior.

4. Avalie o estado de conservação

Mas, é claro, o imóvel em si, tem grande influência no valor estabelecido para a sua venda. Aqui, o mais importante é ter um olhar subjetivo para ele, buscando entender quais são os pontos fortes e fracos do seu imóvel. 

As condições de todos os detalhes devem ser considerados, desde o estado de conservação das portas até a pintura e acabamentos. Se o seu imóvel possui diferenciais nele, considere-os para agregar ao seu valor. Por exemplo, um fator que faz toda a diferença é a segurança do imóvel — que pode ser proporcionada através da sua automação.

A idade da casa ou apartamento também importa, afinal, imóveis mais novos possuem diferenciais que não são encontrados facilmente em imóveis mais velhos. Porém, se o imóvel, mesmo antigo, estiver em boas condições, saiba reconhecer isto.

5. Busque ajuda de uma imobiliária

Viu como calcular o valor de um imóvel não é nada fácil? Os fatores que citamos acima são apenas alguns dos vários que devemos considerar na hora de definir o valor a ser cobrado. Não é novidade para ninguém que as imobiliárias são essenciais em todos os processos que envolvem venda e compra de imóveis.

Para garantir que o seu imóvel será vendido por um valor justo, e assim, fazer o seu investimento valer a pena, procure uma imobiliária de confiança.

E aí, gostou das nossas dicas de como calcular o valor de um imóvel? Se precisar de uma imobiliária, a Solare pode te ajudar! Para receber mais conteúdos como este, siga-nos no Facebook e Instagram!

Receba em seu e-mail
nossas melhores novidades

    2021 © Solare Imóveis - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido e otimizado por WEBi