Encontre um imóvel Anuncie seu imóvel
04 de março

Preço de venda do imóvel: como calcular

Calcular o exato preço de venda do imóvel não é uma tarefa simples, considerando que existem inúmeras variáveis que influenciam na diminuição ou no aumento do valor do imóvel em relação ao preço de mercado. E computar todas essas variáveis em um único valor é desafiador até mesmo para corretores e avaliadores experientes…

Mas como uma avaliação do preço de venda do imóvel é um fator absolutamente crucial para um processo de compra ou aluguel transparente, não se podem medir esforços na hora de avaliar todas as principais características do imóvel: seu estado de conservação estrutural, qualidade dos sistemas elétricos e de encanamento, número de quartos e cômodos, metragem, áreas de lazer, etc.

Buscando apresentar para o nosso público leitor como é feito o cálculo do preço de venda do imóvel médio, nós da Solare Imóveis preparamos o texto a seguir, no qual analisamos cada detalhe da propriedade que deve ser levado em consideração antes dela ser disponibilizada para compra no mercado.

Boa leitura!

O valor de uma boa avaliação

Um dos principais fatores que pesam em favor de uma boa avaliação do preço de venda do imóvel é a tração que o seu anúncio terá no mercado imobiliário, levando em conta que a verificação de estimativas imobiliárias é uma prática padrão do nosso setor.

Tomemos o seguinte exemplo: um proprietário decide que quer vender a sua casa, mas sabe que terá dificuldades em encontrar compradores ou imobiliárias interessadas em agenciar sua propriedade. Pensando nisso, esse proprietário faz pequenas reformas estéticas em sua propriedade, pensando que elas serão suficientes para enganar os especialistas.

Em casos como esse, há uma nítida tentativa de inflacionar o valor real do imóvel baseado em uma valorização superficial do mesmo, o famoso “vender gato por lebre”, como é o ditado. 

Embora seja raro que exemplos como esse tenham êxito, não são todas as negociações imobiliárias que contam com a avaliação de um especialista para comprovar o valor de negociação, que por consequência podem levar a um exemplo clássico de fraude.

Mas casos inversos podem ocorrer também, nos quais o proprietário em questão pode ter pouco ou nenhum conhecimento sobre como calcular o preço de venda do imóvel e acabar fechando negócio por um preço muito abaixo do valor real da propriedade.

Em resumo, entrar em contato com profissionais capacitados pode salvar o seu sonho de adquirir uma casa própria e impedi-lo de virar um pesadelo, já que o(a) avaliador(a) e o(a) corretor(a) de imóveis chegará no valor exato do imóvel com base em uma vistoria completa da propriedade, fomentando uma negociação justa e transparente.

As principais variáveis que influenciam o preço de venda do imóvel

Assim como foi dito anteriormente, são muitos os fatores que são levados em conta na hora de calcular o valor real de um determinado imóvel, desde a estrutura, localização, grau de preservação, tipo de imóvel, quem o projetou, quais seus diferenciais de mercado, dentre outros aspectos.

Vejamos alguns dos principais deles:

Tipo de imóvel e sua estrutura

No geral, o “tipo” de imóvel cai em uma de duas categorias possíveis: casa ou apartamento. Mas existem algumas diferenciações adicionais que levam em conta a localização desses imóveis e se estão inseridos em um condomínio residencial ou não, aspectos esses que exploraremos logo a seguir.

Em geral, as casas tendem a ter uma valorização muito mais expressiva do que apartamentos, já que oferecem maior metragem, conforto, privacidade, autonomia e espaço de lazer do que a maioria dos apartamentos disponíveis no mercado. 

Mas é claro que haverão exceções, particularmente em função da proposta de cada propriedade. Ou seja, um apartamento em um condomínio de alto padrão terá um valor muito maior do que uma casa mediana.

Dentre os aspectos mais objetivos, é levada em consideração a metragem do imóvel, a presença de áreas de lazer (gramados, jardins, piscinas ou saunas), quantidade de cômodos e andares, materiais usados na construção, dentre outros.

Então não se trata apenas da materialidade do imóvel, mas também dos aspectos subjetivos que agregam valor a ele.

Localização

Esse é sem dúvida um dos aspectos mais conhecidos que são fatorados no cálculo do preço de venda do imóvel, mas ainda assim é importante falarmos de como a localização afeta o valor do imóvel.

Independente da qualidade física do seu imóvel, das reformas que foram feitas para assegurar-lhe uma maior e melhor qualidade de vida e dos ornamentos que você decidir aplicar a ele, o bairro onde ele está localizado é uma constante de valor que não pode ser facilmente alterada.

Toda a estrutura do bairro é levada em consideração na hora da avaliação, olhando principalmente para as estatísticas de violência referentes a ele, para a oferta comercial e de serviços, a qualidade da infraestrutura urbana local e grau do seu nível de desenvolvimento humano

Todos esses fatores irão influenciar na reputação de mercado do bairro, e não há muito que um proprietário possa fazer além de deixar seu imóvel em estado de especulação imobiliária — uma estratégia arriscada e sem muitas garantias —, na esperança de que a infraestrutura do bairro melhore com o passar dos anos.

E então? Está se sentindo mais seguro sobre o processo de cálculo do preço de venda de imóveis? Então não deixe de visitar o site da Solare e conferir a nossa lista de imóveis disponíveis para a compra!

Receba em seu e-mail
nossas melhores novidades

    2022 © Solare Imóveis - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido e otimizado por WEBi